Artista teria passado mal em casa e, encaminhada ao hospital, sofreu uma parada cardio respiratória e não resistiu

A cultura de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e do mundo perderam uma de suas maiores vozes. Deborah Rosa morreu na manhã desta quarta-feira. 3 de março. Segundo o médico cardiologista Moacir Alves, que cuidava da cantora, ela estaria em casa na manhã desta quarta-feira, quando passou mal, alegando dores em uma das pernas. Encaminhada ao Pronto Socorro do Hospital de Caridade, ao chegar, sofreu uma parada cardio respiratória e não resistiu. A suspeita é que a causa da morte foi uma embolia pulmonar, devido à obesidade - explicou Moacir Alves.

DEBORAH ROSA

Deborah veio de uma família de artistas. O avô materno era compositor, o pai, seresteiro, a mãe, artista plástica e o irmão é guitarrista, 

Bacharel em Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), desenvolveu atividades no cenário Cultural, junto à TV Campus/UFSM, à Associação dos Artista Plásticos, assessorou músicos, foi gerente de marketing do primeiro Shopping de Santa Maria e Diretora do Museu de Artes (Masm). Foram 20 anos de envolvimento com a música e projetos ligados ao universo cultural. 

Em 2007, participou do Musical Imembuy, alusivo aos 150 anos da cidade de Santa Maria, Outros espetáculos foram Cheios de Bossa, O Tempo Não Para - Especial Cazuza e Santa Maria canta Elis.

Em 2011, produziu seu primeiro espetáculo Deborah Rosa Encanta Maria Bethânia.

A veia tradicionalista lhe rendeu, em 2012, o prêmio Melhor Intérprete Vocal Solista do RS, no maior Festival de Arte e Tradição - ENART.

Participou de vários projetos no jornal Diário de Santa Maria, como o BaitaChef. Apresentou eventos como o Fala Mulher, e atuou como colunista do site. Um dos últimos trabalhos foi o Carnaval Solar, em casa, sem grandes produções, mas com muita arte e criatividade. Consciente do isolamento social, ela apresentou um bonito trabalho, criado ao lado de seus fieis escudeiros artísticos Luciano Santos, Leo Roat e com produção de Angélica Silva.

Fonte: Diário de Santa Maria
Foto: Divulgação