Desde quinta-feira (24), os moradores de Florianópolis têm um novo modelo de ônibus circulando pelas ruas da Capital. O ônibus 100% elétrico começou a rodar na cidade. Motoristas do Consórcio Fênix passaram por um treinamento para a operação do veículo. A estação de carregamento ficará no TICEN e operará em diversas linhas, que foram priorizadas de acordo com a demanda e outros critérios técnicos.
“Além de menos poluentes, esses veículos são silenciosos e também vão economizar combustível. A longo prazo, com a ampliação da frota, irão diminuir o custo do sistema”, comemora o Prefeito Topázio Neto.
“Esse é um ônibus teste, vamos preparar os motoristas e o sistema para receber essa nova tecnologia. Recebemos recentemente um aporte do PAC para adquirir ônibus elétricos e o processo está em aprovação na Câmara de Vereadores, mas sabemos que é uma tecnologia importante para o meio ambiente e modernização da frota”, explica o secretário de Transportes e Infraestrutura, Rafael Hahne.
Para utilizar o ônibus, os usuários poderão usar os cartões convencionais, como de estudante, cidadão e cartão especial. Os valores também são iguais às tarifas já aplicadas na cidade. O uso do veículo será distribuído nas seguintes linhas:
- 184 - UDESC via Beira Mar
- 188 - TICEN - UFSC
- 138 - Volta ao Morro Sul via Lauro Linhares
- 320 - TILAG -TICEN via Beira Mar
- 630 - Corredor Continente
MAIS SUSTENTABILIDADE, CONFORTO E SEGURANÇA
O ônibus que vai circular pelo município é o Azure A12 BR de 12 metros. O modelo é fabricado pela TEVX Higer, uma das maiores montadoras de ônibus elétricos do mundo. Com capacidade para transportar até 76 passageiros, o veículo possui uma bateria de 385 kWh que pode ser totalmente recarregada em até 3 horas. A autonomia média do veículo é de 300 quilômetros, podendo ser potencializada pelo sistema de freios regenerativos.
Atualmente, o modelo está em operação em outras cidades do país, como Cascavel (PR) e Belém (PA), além de passar por demonstrações em Campinas (SP), Curitiba (PR), Salvador (BA) e São José dos Campos (SP). O veículo é construído em monobloco, um padrão de engenharia que proporciona maior rigidez estrutural, eficiência energética e redução de peso em comparação com veículos montados com chassi e carroceria.
Para maior conforto, os passageiros têm à disposição tomadas USB em todos os assentos, permitindo o carregamento de dispositivos eletrônicos tanto para quem está sentado quanto para os que viajam em pé. O ônibus ainda é equipado com Wi-Fi integrado e sistema de ar-condicionado ecológico com saídas de ar individuais e vidros com tratamento UV que garantem o conforto térmico.
A acessibilidade também é destaque do Azure A12 BR. O modelo conta com piso baixo total, sistema de ajoelhamento da suspensão, área para cadeira de rodas com assento dobrável e rampa de acesso que facilita o embarque e desembarque de passageiros. Com o objetivo de proporcionar melhor visibilidade e segurança em manobras, o veículo também é equipado com painel digital, retrovisores e câmeras externas.