A previsão é que o maior lote de vacinas em dois meses de imunização cheguem na manhã desta quarta-feira

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC) confirmou que Santa Catarina deve receber mais 147,4 mil doses da vacina CoronaVac nesta quarta-feira, 16 para dar sequência à vacinação de idosos de 75 a 79 anos e profissionais de saúde.

O lote que chega a Santa Catarina nesta quarta é o nono envio de vacinas feito pelo Governo Federal desde o início de campanha de vacinação no Estado, que completa dois meses nesta quinta-feira, 18, e será o maior recebido pelo Estado desde o início da imunização. Até então, a primeira remessa de imunizantes enviada para o início da campanha de imunização, em janeiro, havia sido a maior, com 144 mil doses.

O voo com o lote de vacinas deverá partir do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, às 7h05min, com previsão de chegada no Aeroporto de Florianópolis às 8h20min. De lá, as doses serão encaminhadas para a central estadual da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC), em São José, na Grande Florianópolis. Após a conferência, as caixas serão enviadas para as 17 regionais, que distribuem as vacinas para os municípios.

Clique aqui, entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias e informações da Rádio e Jornal Ilha Capital direto no seu celular.

Metade desta carga será enviada aos municípios – o equivalente a 73,7 mil doses. A outra metade ficará armazenada pelo Estado para garantir a segunda dose (D2), que no caso da CoronaVac deve ser aplicada entre 14 e 28 dias depois da primeira.

Com as novas doses, Santa Catarina chegará ao total de 730.840 vacinas em nove remessas desde o começo da campanha de imunização. O número considera tanto imunizantes CoronaVac, do Instituto Butantan, quanto a vacina da Astrazeneca/Oxford, que no Brasil tem parceria com a Fiocruz.

Este novo lote dará sequência a vacinação de idosos de 75 a 79 anos. Segundo a assessoria da Dive-SC, o órgão foi comunicado do recebimento dessas novas doses apenas nesta terça-feira, por isso as quantidades de vacinas que serão destinadas a cada município ainda não foram definidas, o que deverá ocorrer até a tarde desta quarta.

As novas doses vão dar continuidade à vacinação de trabalhadores da saúde e idosos com idade entre 75 e 79 anos, faixa etária que começou a ser imunizada com o lote de 86,4 mil doses que chegou ao Estado na semana passada.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil