O Departamento de Trânsito do Estado do Rio Grande do Sul (DetranRS) está alertando os gaúchos sobre a prática de crime de estelionato com o nome da instituição. Através das redes sociais e de aplicativos de mensagens, os estelionatários entram em contato com as pessoas oferecendo vantagens em leilões e tentam negociar os veículos supostamente apreendidos, que nunca serão entregues. 

O golpe é aplicado através de um perfil falso no Facebook em nome de uma estelionatária que se diz diretora despachante de veículos apreendidos, cargo que não existe no DetranRS. Para vender os veículos, ela também afirma ser funcionária do Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) de Gramado. O CRVA já registrou um boletim de ocorrência.

O DetranRS não utiliza aplicativos de mensagens e perfis e páginas de redes sociais para este tipo de serviço, tampouco se envolve em processos de leilões, oferecendo exclusivamente à comunidade serviços relativos a registro de veículos.

Clique aqui, entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias e informações da Rádio e Jornal Ilha Capital direto no seu celular.

VANTAGENS COMO ISCA

Ofertas de veículos com preços bem abaixo do valor de mercado com financiamentos sem juros são as iscas utilizadas para atrair o interesse das pessoas. Os estelionatários pressionam as vítimas afirmando que os prazos expiram rapidamente levando as pessoas a ações impulsivas e impensadas.

As vítimas desse tipo de estelionato devem registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil.

CUIDADOS

Alguns cuidados são importantes para não cair no golpe do falso leilão:

 Confira os eventos no site oficial do DetranRS;

Confira, nos editais dos leilões, quais veículos estão disponíveis em cada depósito credenciado,  valor dos lances iniciais, site do leiloeiro oficial entre outras informações;

Tente agendar uma visita ao depósito onde está o veículo para verificar suas condições;

Participe do leilão na data e horário agendados pelo DetranRS e divulgados no site do leiloeiro oficial;

Desconfie de sites de leiloeiros que não sejam hospedados no Brasil, isto é, sem o final ".br"

Nunca negocie através de redes sociais ou aplicativos de mensagens, os criminosos se fazem passar por profissionais de órgãos oficiais para iludir o interessado;

Pesquise o leiloeiro em sites de reclamação e/ou mídias sociais;

Suspeite de veículos com aspecto pareçam novos ou de concessionárias;

Não faça transferências bancárias. Nos leilões do DetranRS, os pagamentos são feitos por meio de guia de arrecadação própria a ser paga em rede bancária conveniada.

Imagem:

Deixe seu Comentário