Trevo da entrada do Muquém, no Rio Vermelho, ganha um Carro de Bois como uma homenagem à cultura açoriana.  

Com a iniciativa do vereador João do Bericó, natural do Rio Vermelho, juntamente com alguns moradores e empresários locais, foi possível tirar o antigo projeto do papel 

Durante a presidência de João do Bericó na AMORV - Associação de Moradores do Rio Vermelho, entre os anos 2017 a 2020, por várias vezes foi discutida a ideia de prestar esta homenagem à cultura açoriana, de enorme influência no Distrito de São João do Rio Vermelho,  em Florianópolis. Agora, eleito vereador, Bericó conseguiu unir forças e, com o apoio de moradores e empresários locais, foi finalmente prestada a reverência merecida à bela cultura açoriana, com a instalação do carro de boi na entrada do Muquém.

Segundo Alex Caetano, atual presidente da AMORV, o carro de boi na entrada do Muquém não só resgata a cultura e a história do bairro mas também desperta a curiosidade de quem não conhece a cultura açoriana e a história da localidade. "Também dá um sentido de pertencimento aos nativos", finaliza.

Clique aqui, entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias e informações da Rádio e Jornal Ilha Capital direto no seu celular.

O Rio Vermelho tinha vários engenhos, como o do Seu Modesto, o do Seu Ataíde e o do Moinho, e o carro de boi teve um papel fundamental para o desenvolvimento das atividades e das famílias. 

O carro colocado na entrada do Muquém foi comprado de um morador da localidade, e os boizinhos de concreto comprados de uma empresa de Osório, no Rio Grande do Sul.

A homenagem e o agradecimento da Rádio Ilha Capital - que tem seus estúdios no Rio Vermelho - a todos os envolvidos nesta rica homenagem, que valoriza a tradição manezinha e os homens que a construíram.

No vídeo abaixo, registro de um carro de boi, com seu rangido característico, em Ponta das Canas, Florianópolis.



Imagem e vídeo: Paulo Simões

Deixe seu Comentário


Christiany - 08/04/2021 18h35
Muito lindo. vida simples..