Show com a participação de mais de 20 artistas foca a trajetória de vida e de arte de vozes negras.

O show “Ialodê” parte da trajetória de vida e de arte de quatro artistas mulheres negras que, em diferentes contextos e perspectivas, compõem e propõem performances que carregam as experiências plurais dos saberes artísticos na música. Gravado sem a presença de público no último dia 23, o espetáculo traz quatro vozes femininas: Loma, Marietti Fialho, Glau Barros e Nina Fola. Diferentes gerações, processos e caminhos se cruzam neste projeto, numa homenagem e reverência às Iabás, às mães, as detentoras dos saberes da continuidade.

A banda de apoio é composta por 17 músicos. Futuro, passado e presente, trançados em momentos de fruição e sinestesia Emolduram estas trajetórias, cantando a vida.

A exibição será às 21h desta terça, no canal de YouTube da PUCRS.

A direção artística é de Thiago Pirajira. A organização do projeto seguiu em dois eixos, sendo o primeiro, o encontro-show das quatro artistas.

Clique aqui e receba pelo WhatsApp as notícias e informações da Rádio Ilha Capital

No palco, as cantoras foram acompanhadas por uma banda especialmente montada para o espetáculo, com a participação de músicos que fizeram parte de suas carreiras. Edu Nascimento e músicos da Tribo Maçambiqueira de Osório, como Paulinho Di Casa e o Mário Duleodato fazem parte do espetáculo.

No repertório, diferentes gêneros que vão do samba ao maçambique, dos pontos ao reggae, do swing porto-alegrense ao nativismo. Além de canções próprias das artistas, o roteiro também abrange outros nomes da música negra gaúcha, como Zilah Machado, Mestre Giba Giba, Guaíra Soares, Gelson Oliveira, Pâmela Amaro, Mestre Paraquedas, entre outros.

O segundo eixo é composto por um documentário em média-metragem, com lançamento pela internet, com o intuito de perpetuar essas memórias, criando um espaço onde elas poderão dividir suas experiências, olhares, relações afetivas e profissionais. Assinado por Kaya Rodrigues e Gabriel Faccini, poderá posteriormente, circular por festivais, mostras e exposições.

Com informações do Correio do Povo
Imagem: PUC-RS