“As Batucas”, uma orquestra feminina de bateria e percussão, está disponibilizando no YouTube, a partir desta segunda-feira, 24 de maio, às 19h, um documentário contando a história da orquestra, com depoimentos das criadoras e idealizadoras do projeto e suas integrantes. O espectador poderá conhecer um pedaço da vida a da história dessas mulheres que compartilham no documentário suas experiências transformadoras, shows, ensaios e muito mais. O filme é dirigido por Lisi Kieling, com roteiro de Juliana Balhego e as imagens de Alexandre Birck registradas em um show no Vila Flores, além de entrevistas, imagens do acervo das Batucas, de aulas e apresentações.

OUÇA A RÁDIO ILHA CAPITAL   

Acompanha o projeto um ciclo de palestras proposto pelo grupo, o “Batuca nas Ideias”, que reunirá mulheres com histórias e origens diferentes falando sobre temas como gênero, raça, saúde e feminismo. Entre as convidadas estão Martinha do Coco, que recebeu o título de Mestra da Cultura Popular em 2019; Dessa Ferreira, percussionista, integrante do grupo Três Marias e idealizadora do núcleo de vivência em percussão Ngoma e do Coletivo Pretambor; Cecília Reingantz, coordenadora e regente da Orquestra Villa-Lobos; e a psicóloga Cristina Maranzana da Silva. O projeto “As Batucas” está em andamento desde janeiro e foi financiado por meio da Lei Aldir Blanc.

Clique aqui e receba pelo WhatsApp as notícias e informações da Rádio Ilha Capital

As Batucas

Contribuir, somar, participar, transformar, aprender, crescer, empreender e brincar. são os verbos conjugados pelas integrantes da Orquestra Feminina de Bateria e Percussão, As Batucas, um dos primeiros grupos de estudos de percussão exclusivamente para mulheres que surgiu em Porto Alegre.

Participando ativamente da efervescente cena de ritmos e batucada, As Batucas surgiram da cabeça da baterista Biba Meira, uma reconhecida musicista que galgou seu espaço num cenário dominado por homens.

Mulheres de diferentes idades, perfis, profissões e interesses se unem pelo prazer do aprendizado dos mais diversos ritmos: samba, marchinhas de carnaval, ijexá, samba-reggae e coco. Todos esses ritmos compõem o repertório da Orquestra, além do rock, reggae e pop: Beatles, Stones, Bob Marley, Michael Jackson, Caetano Veloso, Amy Winehouse, Henry Mancini, entre outros.

O grupo já formou várias turmas que aprendem em dias alternados e se juntam em momentos especiais ou apresentações para compor uma poderosa bateria feminina. Atualmente se soma à bateria um grupo de harmonia, com guitarra, baixo, gaita, violino e sopros, transformando As Batucas numa verdadeira big band!

Fonte: informações do CP
Foto: Facebook