A Savarez Company desenvolveu e está lançando um encordoamento para resolver o problema dos violonistas que utilizam a "guitarra brasileira de sete cordas" que precisavam adaptar a sétima corda. Este encordoamento, que já vem com as sete cordas, é o resultado de um longo trabalho feito em parceria com o violonista gaúcho Yamandu Costa.

Nas palavras do músico, "este conjunto Signature de sete cordas “Yamandu Costa” também representa para mim a continuidade da escola de música brasileira representada através do violão de sete cordas".  E continua: "com a conquista deste conjunto de sete cordas, não posso deixar de pensar em músicos famosos como “Dino 7 cordas (Horondino José da Silva)”, “Raphael Rabello”, e tantos outros unanimemente reconhecidos como os maiores influenciadores do Guitarra Brasileira de Sete Cordas. "Este conjunto de sete cordas é o resultado de um longo trabalho feito em conjunto com a Savarez Company. É incrível e estranho poder tocar e sentir esse conjunto em minhas mãos. É muito orgulho e alegria tocá-lo. A qualidade dessas cordas é absolutamente incrível”, finaliza Yamandu.

O encordoamento “YAMANDU COSTA” é composto por 2 cordas de nylon Savarez “New Crystal” para MI-E1 e Si-B2; 1 corda de fluorocarbono para o SOL-G 3 e 4 cordas enroladas em núcleo sintético. As cordas do contrabaixo da 4ª à 7ª corda são embaladas em saquinhos individuais contendo papel autoadesivo anti-oxidação para proteger sua vida útil evitando a corrosão.

A especificidade do conjunto vem da sétima corda que foi especialmente desenvolvida e confeccionada para Yamandu Costa. Ela foi especialmente projetada para ser afinada em: La-A / Si-B / Do-C, preservando todas as suas qualidades de tocabilidade. O resultado é um conjunto de sete cordas perfeitamente homogêneas em qualidade sonora e facilidade de tocabilidade.

Yamandu Costa

Yamandu Costa, virtuose do violão de 7 cordas, nasceu em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Iniciou os estudos de guitarra aos sete anos com o pai Algacir Costa, líder da banda "Os Fronteiriços". Aperfeiçoou sua técnica com outro talento do instrumento, Lúcio Yanel, virtuoso argentino, radicado no Rio Grande do Sul.

Aos 17 anos tocou pela primeira vez em São Paulo no "Circuito Cultural Banco do Brasil", onde foi reconhecido como um dos mais talentosos violonistas do Brasil. O documentário musical do cineasta finlandês Mika Kaurismaki, chamado “Brasileirinho” sobre o ritmo choro também contou com a participação de Yamandu Costa, o que lhe deu destaque internacional.

O estilo particular de Yamandu passeia entre a música regional sulbrasileira, o choro, o samba, além de ritmos latino americanos.  Sua composições tem passagens de muito virtuosismo, velocidade e força e também momentos de muita delicada e sensibilidade em belas melodias.

Yamandu é um violonista, compositor e arranjador que não se enquadra em um único estilo musical, mas cria o seu próprio quando combina todos tocando seu violão de 7 cordas.

O nome YAMANDU significa em Tupi-Guarani, língua arcaica que era falada pelos povos tupis que habitavam a maior parte do litoral do Brasil no século XVI, "o precursor das águas do mundo".

Yamandu, que já se apresentou em inúmeros shows pelo Brasil e o mundo, gravou 17 CDs e 2 DVDs, Solo, em Duo, Trio, Quarteto e com a Orquestra Sinfônica do Estado de Mato Grosso. Se apresentou como solista de violão com diversas orquestras brasileiras e é um orgulho para a música do Rio Grande do Sul.

Savarez

Em 1770 a família Savaresse, vinda da Itália para a França, começou fabricando manualmente cordas de tripa retificada, cordas abertas passando em seguida para a produção de cordas enroladas.

Em 1930, com a chegada do nylon e a introdução de modernas tecnologias de retificação, dimensionamento e controle se torna um sucesso mundial com as cordas YSAYE, para instrumentos de arco e para jazz acústico.

Em 1950, é criada a marca Savarez, com alvo na precisão inigualável de agudos de nylon retificado, potência de graves de nylon fiado e o primeiro encordoamento a oferecer 3 tensões. 

Agora, juntando a outros encordoamentos do seu catálogo, como cordas para banjo, harpa, instrumentos de arco, ukulélé, guitarra e violões, vêm as cordas Yamandu Costa para a "Guitarra Brasileira de Sete Cordas. 

 Fonte: Savarez e Yamandu Costa
Foto: Facebook Yamandu 

ACESSE NOSSO SITE, OUÇA NOSSA RÁDIO!


Deixe seu Comentário