No domingo (12), a formação de uma nova área de baixa pressão atmosférica segue favorecendo o registro de chuvas intensas e volumosas entre o nordeste do RS e parte do Planalto Sul e Litoral Sul catarinense. Em áreas do Grande Oeste que fazem divisa com o RS, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, a combinação calor e a proximidade das instabilidades favorecem a formação de temporais isolados entre a tarde e à noite.

Na segunda-feira (13), uma frente fria se forma no oceano e começa a se deslocar lentamente para norte, favorecendo não só a continuidade das chuvas nas áreas anteriormente citadas, como também aumentando o risco para temporais isolados em todas as regiões catarinenses.

Na terça-feira (14), o sistema ainda segue favorecendo chuvas no norte de SC, mas ao longo do dia o avanço de uma área de alta pressão associado a uma massa de ar frio e seco passa a firmar o tempo em todo o estado, além de provocar um declínio nas temperaturas.

RECOMENDAÇÕES

No caso de alagamentos e enxurradas, evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados. Evite transitar em pontilhões e pontes submersas. Cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões.

Fique atento à rachaduras em paredes e encostas, inclinação de postes, árvores e muros e água vertendo do solo para identificar riscos de deslizamento.

Durante temporais, busque local abrigado, longe de árvores, placas e de outros objetos que possam ser arremessados. Na praia, jamais fique na água.

Para os dias mais quentes, a Defesa Civil recomenda manter os ambientes com temperaturas agradáveis, especialmente naqueles com pessoas idosas e enfermos, minimizar exposições diretas ao sol e exercícios físicos nos horários de pico de calor e hidratar-se regularmente.

A Defesa Civil reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às constantes atualizações nos modelos meteorológicos.

Fonte: Defesa Civil SC

Deixe seu Comentário