Morreu na manhã deste domingo (16) o produtor musical Ayrton dos Anjos, o Patineti, aos 82 anos. Segundo Caetano dos Anjos, filho do produtor, o falecimento se deu por causa de complicações de saúde.
Patineti, como era conhecido, nasceu em Porto Alegre em dezembro de 1941. Produziu e lançou, em mais de seis décadas de trabalho, centenas de discos e artistas gaúchos como Elis Regina, Bebeto Alves, Renato Borghetti, Os Serranos, Luis Carlos Borges, Elton Saldanha, Luiz Marenco, João de Almeida Neto, Berenice Azambuja, Rui Biriva, Os Monarcas, e bandas como Se Ativa, Vera Loca, Chimarruts e Fresno..
A cerimônia de despedira ocorrerá nesta segunda-feira, 17 de junho, das 10h às 16h, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre.
Ayrton dos Anjos foi radialista, organizador de festas e festivais, vendedor de discos, representante comercial de gravadoras e um dos produtores fonográficos mais requisitados do Rio Grande do Sul.
Patineti foi o idealizador do projeto O Grande Encontro, que já realizou nove edições. Em 1987, conquistou o Troféu Villa-Lobos, concedido ao melhor produtor regional do Brasil, pela Associação Brasileira de Produtores Fonográficos. Conquistou o troféu Destaque da Década, dado pelo Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore. Em 2004, recebeu o troféu Calhandra de Ouro da Califórnia da Canção Nativa, por seu empenho no festival, entre tantos outros.