Por Ernesto São Thiago - Direito da Orla

A partir de setembro, Florianópolis será conectada diretamente a Lisboa através de um voo da TAP, marcando a primeira vez que a capital catarinense terá uma ligação direta com a Europa. Esta nova rota aérea representa oportunidade inusitada para o desenvolvimento econômico da cidade, especialmente no setor de turismo de cruzeiros, reforçando a necessidade de Florianópolis considerar seriamente o investimento em um home port, ainda mais agora, com a possibilidade concreta de a cidade operar o “fly and cruise”.

O conceito de "fly and cruise" refere-se a operações onde os passageiros voam até um destino específico para embarcar em um cruzeiro. Com a nova rota direta entre Florianópolis e Lisboa, essa prática se torna mais viável e atraente, permitindo que turistas europeus cheguem rapidamente à cidade e embarquem em cruzeiros que partem de Florianópolis.


A operação de um home port criaria centenas de empregos diretos, incluindo funções de gestão, trabalhadores portuários, pessoal de segurança e serviços de manutenção. Além disso, a indústria de cruzeiros impulsiona a criação de empregos indiretos nos setores de turismo, hotelaria, alimentação, transporte e serviços. Cada cruzeiro que passa por um home port gera empregos em hotéis, restaurantes, lojas e atrações turísticas.

Os turistas que embarcam ou desembarcam em um home port geralmente passam alguns dias na cidade antes ou depois do cruzeiro, gastando com hospedagem, alimentação, transporte, compras e atrações turísticas. Estimando que cada passageiro gaste, em média, R$ 750 por dia e permaneça 2 dias na cidade, um cruzeiro médio com 3.000 passageiros pode gerar uma receita de R$ 4.500.000. Considerando uma temporada de cruzeiros de 6 meses com 20 cruzeiros, a receita direta de turistas poderia alcançar R$ 90 milhões.

Companhias de cruzeiros compram suprimentos locais, como alimentos, bebidas, combustíveis e outros produtos essenciais, criando uma demanda significativa para fornecedores locais. Além disso, empresas que oferecem serviços de manutenção e reparo para navios também se beneficiariam, gerando receita adicional.

As taxas portuárias cobradas por serviços como atracação, embarque e desembarque de passageiros e manuseio de carga contribuem diretamente para a receita local. O aumento na atividade turística também eleva a arrecadação de impostos sobre serviços e produtos consumidos pelos turistas.

Cidades como Miami, Barcelona e Civitavecchia (Roma) são exemplos de portos que se beneficiam significativamente da indústria de cruzeiros. Em Miami, por exemplo, estima-se que a indústria de cruzeiros gera mais de R$ 35 bilhões anuais para a economia local, com centenas de milhares de empregos diretos e indiretos.

Com a implantação de um home port e a nova rota direta entre Florianópolis e Lisboa, estima-se que a cidade possa arrecadar aproximadamente R$ 24,5 milhões a mais em tributos por ano provenientes exclusivamente dos cruzeiros, incluindo impostos sobre os gastos dos turistas, suprimentos e serviços locais, além de taxas portuárias. Essa receita adicional contribuiria significativamente para o desenvolvimento econômico e a infraestrutura da cidade, fortalecendo o potencial turístico de Florianópolis e atraindo mais cruzeiros e turistas internacionais.

Os terminais de cruzeiros do tipo home port, como o de Ponta Delgada nos Açores, são verdadeiros centros multiuso, frequentemente agregando hotelaria, shopping centers e espaços para feiras e eventos. Esse modelo não só maximiza a utilização do espaço portuário, mas também enriquece a oferta turística e comercial da cidade, atraindo visitantes para além dos passageiros de cruzeiros. Em Ponta Delgada, o terminal oferece uma experiência completa com hotéis, lojas, restaurantes e locais para eventos culturais e empresariais, tornando-se um ponto de encontro vibrante e multifuncional que beneficia a economia local e a infraestrutura urbana. Adotar um conceito semelhante em Florianópolis potencializaria o impacto econômico e turístico da cidade, transformando o home port em um importante hub de atividades diversas.

Para que Florianópolis desenvolva um terminal de cruzeiros do tipo home port, a Prefeitura deve iniciar com a realização de um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) internacional, permitindo que empresas privadas apresentem estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental. Consultorias especializadas em desenvolver destinos de cruzeiros marítimos, como Bermello Ajamil & Partners, GP Wild International e Royal HaskoningDHV, poderiam se interessar em participar deste processo, fornecendo análises detalhadas e abrangentes. Esses estudos fornecerão uma base sólida para o planejamento e desenvolvimento do projeto, incluindo a análise de localização ideal, impacto socioeconômico e possíveis modelos de financiamento. Em seguida, é crucial elaborar um plano estratégico que envolva consultas públicas e parcerias com o setor privado, garantindo um desenvolvimento sustentável e alinhado com as necessidades e expectativas da comunidade local.

A nova rota direta entre Florianópolis e Lisboa apresenta uma oportunidade excepcional para a cidade se posicionar como um importante hub de cruzeiros. Investir em um home port não só alavancaria o potencial turístico da região, mas também traria significativos benefícios econômicos e de infraestrutura. Com um planejamento estratégico e sustentável, Florianópolis pode se transformar em um destino preferido para cruzeiros, atraindo turistas do mundo todo e impulsionando o desenvolvimento local.

Na foto, reunião do Fórum Parlamentar Catarinense - Pauta: Terminal de Cruzeiros em Florianópolis - Brasília (2011)